Uso de maconha aumenta risco de problemas cardíacos e pode ser fatal em jovens e adultos de meia idade

24/04/2014

627Fumar maconha pode causar danos letais à saúde. Coração e artérias de jovens e adultos de meia idade são os principais alvos das consequências negativas.

A afirmação é de um grupo de pesquisadores franceses. Eles analisaram quase 2 mil pacientes com problemas de saúde relacionados ao uso da maconha, e identificaram 35 casos graves de complicações cardiovasculares. Vinte ataques cardíacos foram registrados, assim como 10 casos envolvendo problemas com artérias e três que afetavam os vasos sanguíneos no cérebro.

Cerca de um quarto do total de pacientes faleceram. A maior parte deles eram do sexo masculino, com idade média de 34,3 anos.

Cientista chefe da Universidade de Toulose, Emilie Jouanjus, afirmou que “o público em geral pensa que a maconha é inofensiva, mas as informações revelam perigos potenciais à saúde por conta de seu uso”.

Ela completou dizendo que “é importante que os médicos, incluindo os cardiologistas, estejam cientes e considerem o uso da droga como uma das possíveis causas de doenças cardiovasculares em pacientes”.

Fonte: Gadoo

Tags: , ,